Pedido de acesso à informação
A Câmara Municipal de Careaçu adotou à Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). A Plataforma permite receber, tratar e responder pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria, como elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias.
O canal reúne funcionalidades do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e do Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias (e-Ouv), assim como os procedimentos para tratamento dos pedidos de simplificação.
O Fala.BR contempla pedidos de acesso à informação e cinco tipos de manifestação de Ouvidoria:
a) Pedido de Acesso à Informação
b) Denúncia
c) Elogio
d) Reclamação
e) Solicitação
f) Sugestão
O Fala.BR está disponível no site falabr.cgu.gov.br/web/MG/Careacu e centralizará todos os pedidos de informação amparados pela Lei de Acesso à Informação.
Regulamentação
A Lei de Acesso à Informação (LAI) – Lei 12.527/2011 – regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.
Portaria n.º 05/2025 – Regulamenta o acesso à informação no âmbito da Câmara Municipal de Careaçu, em conformidade com a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
Dados Abertos
Dados ou conteúdos são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença. Isso geralmente é satisfeito pela publicação dos dados em formato aberto e sob uma licença aberta, como a que está declarada no rodapé deste site.
Publicamos dados abertos em formato JSON, que podem ser acessados a partir das seguintes APIs:
O Portal da Transparência possui as ferramentas de exibição em CSV, XLS e PDF. Após acessar um dos menus e gerar o relatório de interesse, é exibido no topo do resultado, as opções para download.
Disponibilizamos ainda uma API em /apidata que fornece no mesmo formato, além dos dados já citados, todos os conteúdos padrão publicados no site. Veja a documentação dessa API em /open-data.
Além disso, cada seção do site têm um link RSS que publica seus conteúdos disponíveis em formato RSS (RDF Site Summary 1.0).
Índice de Transparência
É um projeto elaborado pela Secretaria da Transparência do Senado Federal, que incentiva a cultura de transparência no Brasil e permite à sociedade avaliar a evolução dos Legislativos Brasileiros no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ele segue padrões internacionais, com a construção de um ranking nacional de transparência legislativa.
O processo de avaliação deve ser feito em duas fases:
1. Análise preliminar;
2. Reavaliação para consolidação dos dados.
Serão analisadas quatro vertentes básicas da abertura de dados expostos por meio eletrônico:
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Informações sobre atividades legislativas;
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Informações administrativas;
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Controle social - atividades pró-interação e participação social;
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Adequação aos parâmetros da LAI.
Acesse a página Índice de Transparência do Poder Legislativo e faça download da planilha de avaliação e do manual.